Durante seu exílio, Ortega y Gasset ministrou dois cursos sobre o conceito de razão histórica: um em Buenos Aires, em 1940, e outro em Lisboa, em 1944. Este volume contém a transcrição editada desses dois cursos, que encerram as exposições mais claras do filósofo espanhol não só sobre a razão histórica, mas também sobre suas concepções da vida humana e o modo como o homem pode conhecer a realidade.
O homem é um “desconhecido”, e não é nos laboratórios que será encontrado. É chegada a hora das ciências históricas! A razão pura (que também, em última instância, com sua pretensão de reduzi-lo à pura lógica, acabava apenas por se basear na narração de um fato: o choque dos átomos) tem de ser substituída por uma razão narrativa. O homem é hoje o que é porque ontem foi outra coisa. Ah! Então para entender o que é hoje basta que nos contem o que ele foi ontem. Basta isso e pronto, aparece, transparece o que hoje estamos fazendo. Essa razão narrativa é a “razão histórica”.
Livraria do Bernardo
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025